Offline
Febre do Oropouche: SES-PE investiga se há relação da doença com morte de feto no Estado
Novidades
Publicado em 11/07/2024

Exames laboratoriais detectaram a presença do vírus da febre do Oropouche em um feto que morreu com 30 semanas de gestação, na cidade de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de PernambucoO caso é inédito na literatura científica e está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e outras autoridades.

Segundo a SES-PE, não há nenhum registro de óbito fetal ou abortamento em decorrência da febre, transmitida principalmente pelo mosquito maruim e pela muriçoca, e que tem sintomas parecidos aos da dengue e chikungunya. 

A mãe apresentava sintomas para arbovirose e era contato de um dos casos positivos da febre do Oropouche em Rio Formoso. Até o momento, o Estado contabiliza 13 casos da doença

Após a notificação feito pela Secretaria de Saúde do município, a SES-PE conduziu a coleta de materiais biológicos para exames relativos à febre do Oropouche, tanto da mãe quanto do feto.

As amostras da mãe que foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE) apresentaram resultados positivos para dengue e chikungunya, segundo a SES-PE.

O material coletado do feto foi encaminhado ao Instituto Evandro Chagas, de Belém do Pará, que é referência nacional no estudo de arboviroses.

O resultado positivo para febre do Oropouche no feto foi confirmado na última sexta-feira (5). O caso continua sob investigação e une representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Evandro Chagas e o município de Rio Formoso. Outros exames laboratoriais serão feitos. 

A mãe, no entanto, não teve sangue coletado em tempo oportuno para uma possível identificação da febre do Oropouche. 

Investigação
Como este é o primeiro caso de perda gestacional passível de descrição na literatura científica, a conclusão requer um conjunto investigativo "bem analisado e descrito", segundo a SES-PE. Por isso, todo o processo de investigação epidemiológica está sendo realizado com especialistas.

Oropouche em Pernambuco
Até o momento, Pernambuco contabiliza 13 casos da febre do Oropouche confirmados laboratorialmente em três Regionais de Saúde. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!