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Tarifa única nos ônibus do Grande Recife entra em vigor neste domingo (3). Confira as linhas afetadas
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Publicado em 01/03/2024

partir do próximo domingo (3/3), os ônibus da Região Metropolitana do Recife passarão a receber, em praticamente sua totalidade, apenas o Anel A, atualmente no valor de R$ 4,10. É quando entra em vigor a tarifa única do sistema de transporte público do Grande Recife, batizada pelo governo de Pernambuco como Bilhete Único Metropolitano.

Com a mudança - aprovada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) no dia 22, juntamente com o não reajuste das passagens pelo segundo ano consecutivo -, o anel B, no valor de R$ 5,60, será extinto.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a extinção do Anel B vai atingir 70 linhas e aproximadamente 125 mil passageiros diariamente. A grande maioria dos passageiros pagantes do sistema usa o Anel - 620 mil pessoas. Enquanto que o Anel G atende a apenas 5 mil passageiros.

CONFIRA AS LINHAS QUE PASSARÃO A RECEBER O ANEL A (R$ 4,10)

1903 - ARAÇOIABA/TI IGARASSU
1905 - TI IGARASSU/TI ABREU E LIMA
1906 - TI PELÓPIDAS/TI MACAXEIRA
1912 - CAETÉS I/TI ABREU E LIMA
1917 -CAETÉS II/TI ABREU E LIMA
1918 - TI IGARASSU (CIRCULAR)
1922 - PAU AMARELO/TI PELÓPIDAS
1928 - MARANGUAPE II (BACURAU)

1929 - ALAMEDA PAULISTA/RIO DOCE (MARANGUAPE)
1931 - JARDIM PAULISTA BAIXO/TI PELÓPIDAS
1932 - JARDIM PAULISTA ALTO/TI PELÓPIDAS
1933 - TI ABREU E LIMA/TI PELÓPIDAS
1934 - ARTHUR LUNDGREN I/TI PELÓPIDAS
1935 - PARATIBE/TI PELÓPIDAS
1936 - MIRUEIRA BACURAU
1940 - TI PE 15 (OLINDA)
1941 - ARTHUR LUNDGREN II/TI PELÓPIDAS
1943 - MIRUEIRA/TI PELÓPIDAS
1944 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO/TI PELÓPIDAS
1945 - JAGUARANA (ALAMEDA)/TI PELÓPIDAS
1952 - MARANGUAPE I/TI PELÓPIDAS
1953 - MARANGUAPE II/TI PELÓPIDAS
1955 - ENGENHO MARANGUAPE/TI PELÓPIDAS
1956 - IGARASSU (BACURAU)
1957 - CAETÉS I (BACURAU)
1958 - COSTA AZUL / TI PELÓPIDAS
1960 - MARIA FARINHA/CASA CAIADA
1964 - TI IGARASSU/TI MACAXEIRA
1966 - RIO DOCE (CIRCULAR)
1967 - TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
1968 - ILHA DE ITAMARACÁ /TI IGARASSU
1969 - ITAPISSUMA/TI IGARASSU
1978 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO (TI RIO DOCE)/PE22
1981 - RIO DOCE (CDE BOA VISTA)
1982 - CONJUNTO BEIRA MAR/DERBY
1983 - RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
1984 - LOTEAMENTO BONFIM /TI ABREU E LIMA
1985 - RIO DOCE (BACURAU)
1986 - TI RIO DOCE/TI PE 15
1987 - RIO DOCE (PRINCIPE)
1988 - DESTERRO / TI ABREU E LIMA
1989 - LOTEAMENTO PLANALTO/TI ABREU E LIMA
1992 - PAU AMARELO
1993 - CONJUNTO PRAIA DO JANGA
1994 - CONJUNTO BEIRA MAR
1995 - PAU AMARELO (BACURAU)
1998 - CAETÉS III/TI ABREU E LIMA
071 - CANDEIAS
073 - CANDEIAS (BACURAU)
258 - MORENO (BACURAU)
290 - BONANÇA /JABOATÃO
910 - PIEDADE/TI RIO DOCE
902 - TI MACAXEIRA/MIRUEIRA
948 - ARTHUR LUNDGREEN II/MACAXEIRA
129 - PAIVA/TI CABO
139 - TI CABO/TI CAJUEIRO SECO
157 - GAIBU/TI CABO
158 - GARAPÚ/TI CABO
159 - CHARNECA/TI CABO
181 - CABO(COHAB)/TI CAJUEIRO SECO
184 - CABO (BACURAU)
185 - TI CABO
172 - MARCOS FREIRE (BACURAU)
178 - PORTO DE SUAPE / TI CABO
196 - NOSSA SENHORA DO Ó/TI CABO
198 - IPOJUCA/TI CABO
199 - CAMELA/TI CABO
2463 - ARAÇOIABA/TI CAMARAGIBE
2920 - TI RIO DOCE/TI CDU
2930 - TI RIO DOCE/DOIS IRMÃOS

A medida foi possível devido a um incremento no subsídio direto do Executivo no valor de R$ 60 milhões, totalizando R$ 310 milhões ao ano. Segundo o governo de Pernambuco, o reajuste zero e a unificação das tarifas dos dois anéis A e B de linhas regulares do Sistema Estrutural Integrado (SEI) vão gerar uma economia de 26,79% para os passageiros, principalmente aqueles que fazem percursos maiores na RMR.

O que o governo de Pernambuco batizou de Bilhete Único Metropolitano é, na verdade, apenas a unificação dos anéis tarifários A e B, que eram usados nos ônibus do Grande Recife. Na prática, o que muda é a redução do valor da passagem, que sairá de R$ 5,60 para R$ 4,10.

A integração tarifária segue sendo a mesma e limitada ao período de duas horas e às linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), ou seja, em quase sua totalidade, aos 26 Terminais Integrados. E às poucas linhas que fazem integração fora dos TIs. Por isso, o Bilhete Único Metropolitano criado pelo governo do Estado difere de outras cidades.

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