Offline
Raquel Lyra fará ajuste no secretariado para priorizar assistência social e direitos humanos
Novidades
Publicado em 28/10/2023

A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou, durante o 23º Encontro Nacional CONGEMAS, que pretende fazer ajustes na gestão visando enfatizar a agenda social. Segundo ela, será criada uma secretaria para cuidar da criança e juventude no Estado. Atualmente, há uma pasta de Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, mas a governadora pretende dar um foco no cuidado na área de criança e juventude.

Outra mudança é a divisão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos para criar a pasta de política penitenciária. "A gente também vai dividir a de direitos humanos para criar da secretaria do sistema de política penitenciária. Então estamos desmembrando a secretaria de desenvolvimento social para ficar assistência para um lado, criança e juventude para o outro, assistência com política de drogas e a outra. Outra questão é a gente poder dividir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tirando dela o sistema penitenciário, porque todos os modelos que conseguiram avançar no Brasil, as experiências colocadas, é aquela que tem melhor governança, com criação de secretaria própria, o assamento próprio, permitindo que a gente possa trazer melhores resultados para um tema tão sensível, que é o sistema penitenciário do Estado", afirmou.

Ainda no 23° Encontro nacional do Congemas, a governadora aproveitou para relembrar a reunião desta quarta-feira (25) com a bancada federal pernambucana e os R$300 milhões de reais conseguidos com o governo federal por meio do programa Sertão Vivo, que vai beneficiar cerca de 75 mil famílias que vivem no Sertão e Agreste pernambucanos. 

A tucana também mostrou que se mantém afinada com Brasília para além da boa relação com o presidente Lula. No evento do Congemas, Raquel se manteve ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, com quem conversou bastante e trocou afagos. “Não tem nos faltado em Pernambuco. Tô fazendo minha parte, ministro. Ao senhor, quero agradecer sempre por toda a sua solidariedade com o nosso Governo”, disse. “Querida governadora”, afirmou o auxiliar do presidente Lula.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!