Offline
Apac prevê chuvas até o início de julho na RMR e na Zona da Mata; veja onde mais choveu
Novidades
Publicado em 27/06/2023

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, aviso meteorológico que prevê chuvas até o início de julho na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata.

Segundo o órgão, nestas quarta (27) e quinta-feiras (29), chuvas moderadas devem atingir a RMR, Mata Sul e Mata Norte. Na sexta (30) e no sábado (1º), as três regiões podem ter precipitação de fraca a moderada. 

A Apac diz que as chuvas são causadas por um "canal de umidade atuando no Oceano Atlântico". 

Além da agência estadual, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso de acumulado de chuva com "perigo potencial" (de 20mm/h a 30mm/h ou até 50mm/dia) para a RMR, Mata Sul, Mata Norte e Agreste.

O órgão federal aponta que, há "baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco".

O Inmet orienta que as pessoas "evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas, evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada" e entre em contato com os órgãos competentes em casos de exposição a riscos. 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou avisos hidrológicos sobre as situações dos rios Capibaribe-Mirim e Sirinhaém. Segundo o órgão, os dois rios atingiram nesta segunda a “cota de alerta” e as cidades de Barra de Guabiraba, no Agreste; Itambé e Goiana, ambas na Zona da Mata Norte; e Cortês, na Mata Sul, devem permanecer em estado de atenção.

Contatos úteis
Em caso de alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências relacionadas às chuvas, a Defesa Civil de Pernambuco atende diariamente, em regime de plantão, pelo número 199.

Para quem mora na capital pernambucana, a Defesa Civil do Recife dispõe de um plantão permanente, que pode ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!