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RODOVIAS: R$ 900 milhões anunciados por Raquel Lyra serão pouco para recuperar RODOVIAS de PERNAMBUCO
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Publicado em 10/06/2023

O cidadão pernambucano não deve criar muitas expectativas sobre os R$ 900 milhões anunciados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para serem investidos na recuperação e ampliação da malha rodoviária estadual, ou seja, as PEs. O passivo de degradação e de obras pendentes é tão grande que o pacote de investimentos será insuficiente e deixará muita coisa de fora.

Os R$ 900 milhões foram anunciados na quarta-feira (7/6), durante o segundo dia da visita oficial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco. Os recursos sairão de uma operação de crédito que o governo de Pernambuco fez junto ao Banco do Brasil, autorizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para serem investidos exclusivamente nas PEs.

Mas, segundo dados da nova gestão de Pernambuco, 70% da malha rodoviária estadual - com 7 mil quilômetros - encontra-se com problemas. Apesar de os quatro governos do PSB terem investido, em dois programas distintos, o total de R$ 4 bilhões nas rodovias do Estado. Ou seja, não há como negar que R$ 900 milhões são muito dinheiro e que ajudarão na recuperação da malha, mas não resolverão boa parte dos problemas.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semob), Evandro Avelar, pontua que o Estado tem, atualmente, 51 obras rodoviárias em execução e outras 19 com contratos que precisam ser analisados, além de novos projetos.

Mas, de acordo com o secretário, Pernambuco terá, sim, um plano de recuperação e implantação de rodovias e ainda irá destinar mais recursos oriundos da capacidade de empréstimos adquirida pelo Estado.

No pacote das prioridades estariam a implantação do Arco Metropolitano, por exemplo, que tem um orçamento estimado de R$ 1, 2 bilhão para o Trecho Sul (Lote 2) e R$ 3 bilhões para o Trecho Norte (Lote 1). O Lote 2 compreende 27 km ligando o Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, de lá, até a BR-408, na altura do município de e Paudalho.

Já o Lote 1 é o mais polêmico porque corta a área de proteção ambiental Aldeia-Beberibe (APA Beberibe) para ligar Paudalho a Goiana (Mata Norte do Estado).

Outros exemplos de obras rodoviárias importantes para serem feitas pelo Estado são a recuperação da PE-60, que dá acesso ao Litoral Sul - principal destino de Pernambuco - e tem um projeto de concessão pública pronto.

A restauração da estrada de acesso à Praia de Muro Alto, no Litoral Sul, que começou a ser feita na gestão passada e encontra-se completamente destruída, é outro exemplo. Assim como a PE-45, rodovia que liga Escada à Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e conecta as duas mais importantes BRs no Estado: BR-101 e BR-232.

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