Offline
Fumar na varanda ou na janela não reduz exposição de crianças ao tabaco, diz novo estudo
Novidades
Publicado em 22/04/2023

Quem fuma e tem crianças em casa pode acreditar que é uma boa ideia restringir o hábito a locais da residência com ambientes abertos, como varandas, janelas ou quintais. No entanto, um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, traz um importante alerta para a saúde dos pequenos: permitir o cigarro apenas a esses espaços não diminui a chance de exposição das crianças ao tabaco.

A conclusão é de um trabalho publicado na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health, em que os autores testaram a presença de nicotina no cabelo de crianças cujos pais relataram restringir o fumo aos ambientes abertos da casa. O principal resultado foi que 6 a cada 10 desses indivíduos ainda assim apresentavam índices elevados da substância presente no cigarro.

“Fumar perto de uma janela ou em outro local específico da casa não protege a maioria das crianças da exposição. As nossas recomendações são inequívocas: para reduzir a exposição das crianças ao fumo do tabaco, deve-se evitar totalmente fumar num raio de dez metros de casa. Mesmo em áreas abertas, os fumantes devem manter uma distância de pelo menos dez metros das crianças”, orienta a professora Leah Rosen, da Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da universidade, em comunicado.
 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!