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Pernambuco institui documento de identificação para pessoas com autismo
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Publicado em 17/12/2022

O Governo de Pernambuco instituiu, nesta sexta-feira (16), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Com o documento, pessoas com autismo terão prioridade garantida no atendimento e no acesso a serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O documento terá validade em todo o território estadual e será expedido gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead).

Para obtê-lo, será preciso encaminhar requerimento com foto e informações pessoais do beneficiário, acompanhado de relatório médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). O link direto para a solicitação é o https://www.sdscj.pe.gov.br/seses/cadastramento-da-carteira-do-autismo/.

A carteira terá validade de cinco anos e, sempre que renovada, manterá o número, de modo a contribuir para a geração de estatísticas atualizadas sobre o número de pessoas com o TEA em Pernambuco.

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