Offline
Pernambuco registra 1º caso de varíola dos macacos em mulher
Novidades
Publicado em 29/08/2022

O primeiro caso da varíola causada pelo monkeypox em uma mulher foi registrado oficialmente em Pernambuco, segundo a mais recente atualização feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Até então, todos haviam sido notificados em homens. O boletim indica que o Estado, que segue sem registrar transmissão local do vírus, tem 23 infecções confirmadas, sendo 22 em homens.

Os casos confirmados laboratorialmente são de pessoas residentes no Recife (15), Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (1), Petrolina (1), Olinda (1) e Surubim (1). A SES-PE informou que a mulher infectada pelo monkeypox tem entre 20 e 29 anos e reside na capital pernambucana. As faixas etárias são: 20 a 29 (11), 30 a 39 (8) e 40 a 49 (4). 

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), vinculado à Secretaria de Saúde, contabiliza, até o momento, 387 notificações, sendo 324 casos que ainda estão em investigação e 40 casos descartados, além dos 23 confirmados.

Secretário critica centralização de exames
O secretário estadual de Saúde, André Longo, criticou o governo federal ao citar a demora no diagnóstico da doença no Estado. Segundo ele, Pernambuco e outros estados do Nordeste estão cobrando ao Ministério da Saúde a descentralização dos kits com testes para que se consiga "realizar o diagnóstico da doença de forma mais rápida". 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!