Offline
Último dia para registro de candidaturas
Novidades
Publicado em 15/08/2024

No último dia de pré-campanha eleitoral, partidos, coligações e candidatos precisam correr contra o tempo para dar um importante passo na corrida às urnas. Isso porque termina hoje (15) o prazo para postulantes aos cargos de vereador e prefeito registrarem seus projetos políticos na Justiça Eleitoral. 

Até o fechamento desta edição, 13.818 pedidos de registro de candidaturas já haviam sido solicitados à Justiça Eleitoral em Pernambuco. Desse total, 451 foram para o cargo de prefeito e 456 para vice-prefeito. Já para os cargos de vereador, a plataforma informava 12.911 requerimentos.  

No maior colégio eleitoral do Estado, sete candidatos já haviam registrado suas candidaturas: o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o ex-secretário Daniel Coelho (PSD); o ex-ministro Gilson Machado (PL); a deputada Dani Portela (PSOL); o advogado Tecio Teles (Novo); enfermeira Ludmila Outes (Up), e a professora Simone Fontana (PSTU).

Etapa

O registro de candidaturas é uma etapa fundamental para a legitimidade do processo eleitoral e para a efetiva participação dos candidatos na corrida eleitoral.

O especialista também destaca as consequências em caso de ausência de registro. “Se um candidato não estiver registrado ou houver alguma irregularidade no registro, ele pode ser impedido de participar da eleição ou ter sua candidatura impugnada. Sem o registro, o candidato não poderá receber votos e, portanto, não assumirá o cargo.”

Os juízes eleitorais são responsáveis por julgar os pedidos de registro no prazo de três dias após a conclusão dos autos pelo cartório.  O magistrado vai verificar se a postulação atende aos requisitos para participar do pleito. Se o pedido de registro for rejeitado pelo juízo, cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!