Offline
Fevereiro Laranja chama atenção para o diagnóstico precoce da leucemia
Novidades
Publicado em 21/02/2022

A campanha Fevereiro Laranja é dedicada à conscientização sobre o diagnóstico precoce e tratamento das leucemias e ao incentivo à doação de medula óssea. Sob a denominação de leucemia se encontram diversos tipos de cânceres da medula óssea, conhecida com a "fábrica de sangue". 

Em todas as situações, a “fábrica do sangue” começa a funcionar de modo anormal, com células em grande número, que não funcionam bem e ainda reprimem a produção das demais células produzidas pela medula como as hemácias e as plaquetas. Essa alta proliferação celular reprime as atividades das demais células da medula óssea e os pacientes passam a ter queixas anêmicas (palidez e cansaço fácil) e sangramentos. 

Então, diante de palidez, cansaço fácil, fadiga, sangramentos agudos, inexplicados ou persistentes deve-se procurar um hematologista para avaliação. O diagnóstico é sempre possível desde que haja suspeita clínica e muita atenção aos exames laboratoriais mesmo de pacientes completamente assintomáticos. Com o hemograma é possível suspeitar ou mesmo selar o diagnóstico de leucemia de um paciente. Mas, na maioria das situações, mesmo com hemograma definidor é necessário checar a medula óssea, para que se esclareça qual o tipo específico e a classificação da doença em relação aos riscos de recaídas.   

Informações para doação de medula óssea na Fundação Hemope pelo disque doação: 0800.081.1535

Comentários
Comentário enviado com sucesso!