Offline
Varíola dos macacos sob monitoramento em Pernambuco
Novidades
Publicado em 25/07/2022

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, no último sábado (23), que a varíola dos macacos (Monkeypox) configura emergência de saúde pública de interesse internacional, as atenções se voltam para como os países vão enfrentar e conter o avanço da doença.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil articula junto à OMS a aquisição da vacina contra a doença. As negociações estão sendo realizadas de forma global com o fabricante a fim de ampliar o acesso ao imunizante pelos países onde há casos confirmados da doença. A vacina, a priori, seria aplicada em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e em profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus, seguindo, assim, a atual recomendação da OMS para países não endêmicos.

De acordo com o MS, há, até o momento, 696 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, sendo a maior concentração em São Paulo, com 506 pessoas infectadas. Em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até o fechamento dessa edição, há 
11 notificações, sendo três casos confirmados e oito em investigação.

Atualmente, o Estado de Pernambuco totaliza onze notificações, sendo três casos confirmados da doença e outros oito que estão sendo investigados para confirmação ou não do diagnóstico. Todos os três pacientes com confirmação laboratorial têm histórico de viagem para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!